segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jornadas BTT Almonda -Resumo no final do 3o dia...

17/04/2010 - Dia 0 - Entroncamento/Irún
Às 17h em ponto e por incrível que possa parecer, já todos os elementos do BTT Almonda estavam à entrada da estação de comboios do Entroncamento...
E com eles, as 8 meninas, meticulosamente embrulhadas e preparadas para a grande viagem...
Às 17h39m teve inicio a viagem em direcção a Hendaye já com as bicicletas literalmente amontoadas nos dois compartimentos reservados ao BTT Almonda...
Quanto aos episódios que ocorreram durante toda a viagem, foram mais que muitos e serão relatados com detalhe numa próxima reportagem após regresso a Portugal...
Escusado será dizer que ninguém conseguiu dormir nada toda a noite...

18/04/2010 - Dia 1 - Irún/Hendaye/St Jean Pied Port
O dia começou bem cedo, por volta das 5h30m com o revisor do comboio a dar a alvorada. Estávamos a chegar a Irún ainda em Espanha (País Basco).
Após montagem das bicicletas, vestirmos o equipamento e tomarmos o café da manha, e depois da foto de familia, começamos a pedalar...
Após alguns metros, primeiros problemas técnicos para ajustar alguns alforges...
Passados 2kms, primeiro desencontro do grupo com o Reporter e o Etiope a seguirem um caminho diferente do redro do grupo...
Após deixarmos Hendaye já em território francês, começamos a avistar as altas montanhas dos Pirineús Atlanticos...
O dia decorreu com total normalidade, sem grandes ocorrências, tendo chegado ao albergue em St Jean Pied Port por volta das 16h30m com cerca de 80kms em estrada rolante e sem grandes inclinações...
Posto isto, foi hora de tomar banhos e dar uma volta a esta vila espetacular, que faz lembrar Óbidos...
O jantar estava marcado para as 19h30m e foi aí que a coisa começou a complicar... Opotunamente, irei explicar com detalhe um dos momentos mais dificeis do dia...
Após o jantar ainda deu para um cafeZinho a correr, porque o albergue fechava portas às 22h em ponto...
Por volta das 22h30m, já tudo dormia... Nem foi necessário insistir muito com o pessoal para manter o silencio...

19/04/2010 - Dia 2 - St Jean Pied Port/Zubiri
A alvorada teve lugar às 6h30m em ponto com quase todos os telemóveis a despertarem ao mesmo tempo...
Após vestirmos os equipamentos, descemos ao rés do chão para tomar o peq almoço...
Depois da tralha toda arrumada nos alforges e das bicicletas preparadas, demos inicio à maior subida da nossa jornada, com inicio ainda dentro da vila e que se iria prolongar nos 20kms seguintes com um desnível acumulado de 1400 metros e com o cume em plenas montanhas dos Pirineus, já do lado espanhol...
Escusado será dizer que após uma grande subida, vem uma grande descida... Ponto alto do dia para a maior parte dos elementos... Pior momento do dia para o Paulo que partiu o suporte dos alforges e teve de fazer o restante caminho com os alforges amontoados em cima do suporte...
Após a descida e com a chegada a RoncesValles chegaram também as primeiras chuvas às quais resistimos com alguma facilidade, com a ajuda dos corta-ventos e das capas para a chuva...
A partir de certo ponto, começou um verdadeiro parte pernas, com alguns elementos a acusarem os primeiros sinais de cansaço...
De salientar a forma como o Engenheiro enfrentou as subidas e impôs o ritmo do grupo, mostrando que aos 52 anos está em grande forma...
Por ultimo, assinalar a forma como esta etapa terminou na pequena povoação chamada Zubiri, debaixo de um autentico dilúvio...
No total já temos cerca de 130kms percorridos...
Amanha temos mais 88kms para percorrer com inicio às 09h00m

Abraço desde os Pirineús espanhóis...