terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Expedição a Santiago de Compostela

Bom dia BTT Almonda.

Em conversa com Luís Brites decidi dar o meu contributo para a primeira de muitas saídas para fora que irão fazer. Dai depreendo as dúvidas que irão ter em aspectos logísticos. Da minha experiência em travessias de vários dias e depois de muitos anos a ouvir e experimentar recursos verifiquei que o melhor método para levar equipamento é numa mochila tipo Camelbak. Os atrelados e os alforges ficaram de lado por vários motivos: muito pesados, a bicicleta deixa de o ser, tudo batia a condução não existia, o conjunto atrelado ou alforges mais carga era tanta que só desejava o alcatrão lisinho. Até que comecei a pesquisar e encontrei sacos de cama com 25 gramas que cabem na mão, toalhas de 60 gramas com uma capacidade de secagem fantástica e com o volume de uma garrafa de água das pequenas, roupas super leves, métodos de as armazenar para não ficarem amachucadas, sapatinhas de 180 gramas entre muitos outros materiais. No fim de ter todo o kit só me faltava a tão importante mochila com compartimento individual de água para em caso de queda não molhar todo o equipamento. Depois de muitas horas de pesquisa encontrei a ideal 245 gramas impermeável fechos estanques compartimentos laterais rede exterior para carga e um conforto estupendo, toda ela é ajustável em todo o lado, só faltava verificar se tudo para 7 dias cabia lá dentro. Depois de alguns minutos na loja com tanta coisa no chão verifiquei que a escolha tinha sido perfeita tudo encaixava material para 7 dias tudo dentro da mochila.

Peso final do conjunto com 1 litro e meio de agua 6,300 Kg. O meu método de travessia passou a ser o seguinte, a cada dia que passa vou deitando coisas fora tais como meias, t-shirt, calções suplentes, etc, chegando a casa apenas com 4,800 kg e agua, em relação á agua aprendi uma grande lição na altura. Existem troços sem agua nunca bebam do bidon e do camel, esgotem sempre primeiro a do camel ai sabem sempre que tem o bidon, mas há troços muito longos com pontos de agua não potável, levem pastinhas de purificação de agua dá muito jeito, a logística a nível de navegação é muito importante o gps deve ir carregado com tudo, pontos de agua, povoações restaurantes, pontos de interesse turístico etc.


Vou tentar fotografar alguns dos equipamentos para expor aqui no blog.

Nunca esquecer que uma travessia em autonomia é uma experiência muito nobre, e acima de tudo não nos podemos esquecer daquele colega que naquele dia está pior fisicamente e tem tendência a ficar para trás, porque no dia seguinte podemos ser nós.

Qualquer ajuda apitem.

Abraço
Rui Maia

1 comentário:

Davidmiguel disse...

Qual é a mochila de que fala?