terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Equipamentos

Bom dia! É com entusiasmo e orgulho que vejo cada vez mais o BTT a evoluir e isso deve-se a todos nós.

Ao longo de todos estes anos tenho experimentado muitos equipamentos e a escolha do perfeito verifiquei que não existe. Dai decidir deixar aqui o que possa ser um pequeno contributo para o vosso equipamento. Acima de tudo um bom tecido faz a diferença, recomendo uma camisola de Verão visto que de Inverno andamos quase sempre com um casaco por cima. Na escolha desta existem muitos factores a ter em conta, dos quais os mais importantes são: tecido 100% respirável, leve, maleável, corte ergonómico, respiradores, e fechos
A escolha de um bom tecido passa acima de tudo pela respirabilidade deste, evitando assim a acumulação de suores, este também deve ser respirável nos dois sentidos corpo/ exterior, exterior/corpo criando assim uma maior ventilação provocada pelo deslocamento do ar.
A leveza do material é importante mas não muito relevante visto que neste momento a diferença de uma camisola leve para uma pesada ronda as 100 gramas.
O corte de uma camisola faz toda a diferença, esta deve ser QB justa ao corpo, este factor vai fazer com que ao levarmos materiais nos bolsos traseiros estes não saltem fora nem andem as saltos com a camisola.
Os respiradores são acima de tudo uma mais valia visto que permitem evacuar mais facilmente aquele calor desnecessário que nos faz perder sais, estes devem estar colocados em zonas estratégicas, tais como debaixo dos braços, golas e na parte interna nos bolsos traseiros visto que ao colocarmos cameras de ar e outros materiais que expostos ao sol vão fazer com que o calor se acumule fazendo uma espécie de camada térmica.
Os fechos devem ser resistente e de abertura no mínimo ate meia camisola. O puxador deve ser de bom tamanho para facilitar a abertura e fecho em andamento.

Depois de serem considerados estes factores deve-se pensar na cor, visto que estamos num pais fácil a nível de temperaturas todas as cores são aconselháveis excepto o preto, atenção aos logótipos e tudo o que vai ser impresso, estampas e impressões ao sol vão criar calor e tornar aquela zona irrespirável o ideal é ter uma camisola feita de raiz.

Temos de ter em conta que cada caso é um caso e o que pode ser bom para um, pode não ser para outro.
Fica aqui esta resumida ajuda se necessitarem de algo terei todo o prazer em ajudar.

Abraços aos membros do BTTAlmonda
Rui Maia

Sem comentários: