sábado, 26 de dezembro de 2009

À Boleia do Tio Murphy...

E perguntam voçês:
Mas afinal quem é o tio Murphy?

E eu respondo:
Já ouviram falar na Lei de Murphy?

Esta lei diz que:
Se alguma coisa puder correr mal, correrá mal.

E foi assim que decorreu o ambiente desta manhã de pedalada...

Para começar bem o dia... FRRRIIIIOOOOOOO... Muito FRRRIIIIOOOOOOO...

O gelo acumulado no tejadilho e capot do carro...

Devido à camada de gelo acumulada no para-brisas, fui obrigado a escavar uma janela com tamanho suficiente para conduzir até Torres Novas...

Cheguei ao ponto de encontro com 15 minutos de atraso, mas o frio era tanto que o pessoal ainda não tinha chegado todo... Alguns elementos da matilha já se encontravam na Pastelaria Palácio dos Doces, enquanto outros se preparavam para a voltinha domingueira...

Apesar dos esforços para manter a bicicleta inteira e montada, a verdade é que a nova bicicleta do Roque vai cedendo ao tratamento que o dono anterior lhe deu... Desta vez foi o amortecedor traseiro a ceder...

Após os preparativos da praxe, lá fomos todos ao cafézinho...

Presentes para a pedalada debaixo dum frio intenso (os termómetroa marcavam 4º negativos...), estiveram 6 bravos Cães...
Cão Guia
Cão Joli
Cão Mecânico
Cão Repórter
Cão Pastor
Cão Magrinho (O Roque não gostou do nome Cão Etiope...)

Durante as primeiras pedaladas, o frio era mais que muito, e não foi preciso muito para que o Roque percebesse porque é que o pessoal estava a usar Passa-Montanhas, Buffs e afins... O homem tinha tanto frio, que por momentos pensei que ia congelar e cair para o lado desamparado...

Após as tradicionais voltas pelas ruas da cidade, subimos em direcção a casa do Tó Pratas para tentar resolver dois problemas mecânicos... A suspensão do Cão Mecânico estava sem ar e o amortecedor traseiro da bicicleta do Roque teimava em não amortecer... Mais um sinal de cedência da dita "Bicicleta"...

Houve ainda quem dissesse que o Roque estava a provar do próprio veneno, dando a entender que os seus clientes sofrem na pele o mesmo problema, após comprarem os carros no stand dele... Enfim, há gajos que dizem tudo... Nem respeitam os momentos de dificuldade dos próprios amigos...

Já em casa do Tó Pratas... (Apreciem o Buff do Cão Joli...)

O Roque a tentar aquecer as mãos... DICA: O Henrique tem uns acessórios, chamados "luvas corta-vento" e "Buffs" à venda lá na loja, que evitam apanhar frio nas mãos e no pescoço...

O Bill (Cão do Tó Prático) começou a engraçar com o Cão Joli... Porque será? Será que estava a sentir o cheiro do Kioto???

Tentativa de resolução do problema do amortecedor do Roque...

A tecnologia evolui a um ritmo avassalador... Isto aplica-se em todos os campos da indústria, inclusivé no das bicicleta... Desta feita, o Roque apresentou uma das mais recentes inovações no mundo das bicicletas... O Cinto de Segurança de BTT... Não sei bem como funciona, visto que o encaixe do cinto de segurança está fixado na manete do travão... No minimo "Inovador"...

Após resolução do problema do Roque, foi a vez do Cão Mecânico tratar do problema na suspensão da sua própria bicicleta... Após várias tentativas para encher a suspensão, parecia que tinha um furo, visto que perdia todo o ar que se bombeava para dentro...

O Murphy começava a fazer das suas, tendo levado o Cão Mecânico a desistir por ali... Sobrevivemos apenas 5 corajosos Cães...

De acordo com o Roque...
"O Tó Prático estava com a cegueira de voltar prá cama..."
Não sei bem o que é que ele queria dizer com esta afirmação...

Seguimos então em direcção à Escola Prática da PSP para fazer a subida da Fonte... Acabamos por fazer a segunda subida, que é ainda mais ingreme e mais extensa...
Quando chegamos lá acima, os pulmões estavam quase congelados, devido ao ar frio que fomos inspirando ao longo da subida...
A respiração era ofegante e dificil...

Descemos então pela cumeada que leva até à estrada que leva à Meia-Via, tendo entrado depois num estradão ladeado por vegetação rasteira dos dois lados, e que estava coberto por um imenso manto de neve, formando uma paisagem espetacular... Mas MUITO FRRIIAAAA...
O Cão Magrinho em grande pose para a fotografia...

Pouco depois, mais um incidente nesta volta patrocinada pelo Tio Murphy...
Circulava eu com bastante dificuldade devido ao frio que me congelava as pontas dos dedos das mãos, os pulmões e os músculos das pernas, quando de repente avisto uma poça de lama à minha frente...
Quem me conhece, sabe perfeitamente o quanto destesto passar por dentro da bela da poça... Só se não houver mesmo alternativa possivel...
Quando me aproximei da dita poça de lama, avistei uma faixa de terra com cerca de 20 cms do lado direito da poça, mas cuja passagem estava dificultada pela presença de uns rebentos de uma oliveira sobranceira à estrada...
Pensei então que se passasse depressa e ligeiramente inclinado para a esquerda, talvez conseguisse evitar a poça de lama e os rebentos da oliveira...
Se bem o pensei, assim o fiz... Decidi então atirar-me com a máxima velocidade possivel em direcção à faixa de terra, ligeiramente inclinado para a esquerda, passando de raspão aos rebentos da oliveira...
De repente, embato nos rebentos da oliveira, e num efeito tipo ricochete, sou literalmente projectado para a esquerda... acabando por passar mesmo no meio da poça de lama...
E como se não bastasse... A seguir ainda fui humilhado... O Cão Joli circulava na minha roda... E ao assistir a toda a cena, quase se mandou para o chão a rir...
"Pá... Não é normal ver o Brites a lutar com a própria bicicleta para a manter em pé... E afinal o Brites também comete erros... LOL..."
Bolas... Um gajo já não pode evitar um poça de lama, que é logo humilhado pela matilha... LOL...

Um pouco mais à frente, deparamo-nos com várias poças de água literalmente congeladas, e que foram partidas pelo Roque Quebra-Gelos...
Ainda tentei filmar a cena, mas o meu telemóvel acabou por me trair... Não tendo registado qualquer imagem do momento...
No entanto, aqui fica um filme do Cão Guia - Quebra Gelo

A volta prosseguiu então com bastante frio, passando pelo Entroncamento e quando estavamos muito perto dos Riachos, alguém chamou o Cão Guia e disse...
"João, vamos acordar o Marchão"
Bem o dissemos, bem o fizemos...
Dirigimo-nos então a casa do Marchão... Tocamos à campainha umas quantas vezes... Chamamos... Batemos ao portão... Mas nada... Após 10 minutos a tentar, decidimos ir embora...
Mais tarde vim a saber que o gajo estava enrolado nos lençóis... Ouviu a malta a chamar, mas nem assim se dignou vir à porta oferecer um chocolate quente aos amigos... É nos momentos dificeis que os verdadeiros amigos se revelam... Estás guardado...
Pelo que vim ainda a saber, a Maria Dulce quis abrir a porta, mas o velhaco, recusou-se a prestar ajuda à matilha... No comments...
Decididamente, as coisas não estavam a correr bem neste dia... O Murpy andava à boleia do BTT Almonda...

Daqui, atravessamos a localidade de Riachos e pedalamos em direcção ao Bonflorido.

Chegados ao cruzamento do Bonflorido, iria viver o momento mais surreal nos 7 anos em que pratico BTT...

Estavamos a dirigir-nos ao cruzamento do Bonflorido e pretendiamos virar à esquerda. Como vinha um carro do lado esquerdo, travamos e demos indicação de cedência de passagem à condutora do veiculo para passar. No entanto, esta decidiu ceder-nos passagem, pelo que, Cão Guia, Cão Joli, Cão Pastor e Cão Magrinho avançaram. Eu circulava um pouco mais atrás, pelo que, assisti por completo ao incidente...

A senhora esperou pela passagem do Cão Guia e Cão Jolie, tendo acompanhado com o olhar a passagem do Cão Guia, ficando (segundo ela) à espera que este agradecesse a cedência de passagem... Como o Cão Guia não agradeceu, a senhora ficou um pouco avariada e sem esperar que a restante matilha passasse, avançou, tendo colhido o Cão Magrinho em cheio...

De repente vejo o carro a avançar em direcção ao Cão Magrinho.. Pensei que a estava a ver um filme... Mas não... A senhora avançou mesmo em direcção à matilha... O Engenheiro safou-se por uma unha negra...

Só vi o Cão Magrinho deitado em cima do capot do carro... Um Fiat Punto GTXPTO conduzido por uma senhora de idade, acompanhada por dois homens com aspecto de ainda estarem com a mesma Narsa dos últimos trÊs dias... ficnado entalado entre a frente do carro e a própria bicicleta... Parecia quase um número de equilibrismo... Com a diferença que ali não estavamos no Circo...

No momento fiquei tão assustado e preocupado com a situação que me esqueci da minha função de Repórter... Assim, em vez de registar o momento com a minha máquina fotográfica, larguei a minha bicicleta no meio da estrada e fui socorrer o Cão Magrinho...

Apesar de não ter registado o momento do acidente, encontrei uma foto que demonstra a forma como o Cão Magrinho foi colhido pelo automóvel...

Felizmente não aconteceu nada de grave... Os únicos danos a registar, foram o amortecedor traseiro do Cão Magrinho ter deixado de amortecer (mas acho que já estava assim antes do acidente), umas escoriações na perna esquerda do Cão Magrinho, uns riscos no capot do Fiat Punto GTXTO... E as enormes gargalhadas que demos até final da volta, cada vez que o Cão Magrinho se cruzava com um carro e o Cão Guia começava a agradecer a cedência de passagem...

Até final da volta, não occorreram mais incidente dignos de registo... Acabamos a volta todos inteiros... O Cão Guia ainda nos levou a fazermos uma subidas adicionais até chegarmos à Quinta da Silvã...

Espermos que na próxima volta o Murphy vá apanhar boleia com outra matilha... tão cedo o Roque não se irá esquecer deste dia...