domingo, 6 de novembro de 2011

VOLTA SÃO MARTINHO 2011

Mantendo a tradição do grupo BTT Almonda realizou-se hoje mais uma volta domingueira com paragem obrigatória na feira de São Martinho para cumprir três importantes objectivos anuais que fazem parte do roteiro turístico e cultural do grupo:

• Ver os Cavalos e as Mulas
• Beber um abafadinho
• Treinar a técnica através da passagem montados nas bicicletas nas ruas apinhadas de gente.

Compareceram á chamada os seguintes elementos:

Cão Padre, Cão Mecânico, Cão Vanetes e Cão Narsa


Cão Etíope, Cão Biológico, Cão Joli, Cão Anjo e Cão Doping


Cão Guia e Cão Dutor

Não aparece na foto mas também marcou presença o Cão Claviculas(deve de ter ido á casa de banho para nao aparecer nas fotos).

A manhã começou logo com um facto inédito.

O cão Mecânco chegou ao café com um pedal da sua bicicleta na mão!

Teve que ir a casa buscar outro para poder andar!

É o que dá andar a fazer manutenção nas bicicletas dos outros(e são cada vez mais) e deixar a sua para segundo plano!

Face a reclamações anteriores devido ás ultimas voltas terem tido uma componente mais cultural/ turística do que betetistica (são uma cambada de incultos!!) hoje tentou-se aliar as duas componentes de modo a satisfazer todas as partes….

A volta começou num ritmo bastante forte o que levou logo a que certos elementos da facção anti-cultural começassem a dizer que o ritmo estava muito alto e que assim iam ficar pelo caminho.

Se é para andar é porque o ritmo é muito alto se não andam devido á componente cultural também ralham!Não é fácil ser Cão Guia…..!!

A volta não teve grandes dificuldades ao nível da altimetria tendo sido percorrida a distância de 60KM com uma média de 18.50Km/Hora!!(Devia de ser sempre assim!)

Percorremos trilhos típicos do Ribatejo mas como não passamos por nenhuma praça de touros lá consegui fazer passar a matilha por sítios que teem a ver com a festa Brava!!

A matilha na leziria ribatejana....

Cão Joli

Cão Etiope e Cão Anjo


Cão Padre

Cão Biologico

Cão Dutor

Finalmente chegamos á Golegã e após termos passado por casa do Quim(Cão Perdido) na esperança que ele tivesse á nossa espera um abafadinho e um bolinho, tal como vinha a acontecer nos últimos anos, demos com o nariz na porta!!

Também é verdade que ele “morreu” para esta mania de andar de bicicleta todos os domingos de manhã há já algum tempo, mas habituar a matilha nos últimos anos a um reforço na Golegã e este ano não fazer nada e não dar nenhuma justificação é bastante grave!!

Acertamos contas um destes dias……!!!!

No recinto da feira havia por lá bastantes cavalos e algumas mulas que deixaram a matilha de olhos em bico….

Foto da matilha para a posteridade tirada por um Ladrão de bicicletas de Mangualde!!(Lol)

O primeiro objectivo(ver os cavalos e as mulas) estava cumprido, dirigimo-nos para o segundo que consistia em beber um abafadinho!

Depois de duras negociações com o “amigo Sequeira” lá bebemos todos(e para não fugir á tradição só pagaram alguns!) um abafadinho ficando aqui registado o brinde ao BTT Almonda!

O terceiro objectivo(e o mais difícil de todos) era o treino técnico que consistia em percorrer as ruas da Golegã por entre a multidão sem desmontar o que diga-se de passagem é extremamente difícil(Ainda por cima depois de um abafadinho bebido de penalty)!

Não há fotos do facto em virtude de eu não ser o Brites(volta que estás perdoado) e não quiz correr o risco de mandar ninguém para o hospital!!

O resto da volta foi acelerar até Torres Novas(uns mais do que outros) sendo ainda de registar o facto do Cão Doping ter conseguido mandar o Cão Joli ao chão pese embora sem gravidade!(Há cães com sorte!)

Termino esta reportagem relatando um acontecimento digno dos apanhados que só visto ao vivo!

No regresso a Torres Novas, na estrada principal vindo do lado dos Riachos quase a chegar a rotunda do cavalo estava um homem já de idade avançada mesmo no meio da estrada parado como se estivesse num passeio a ver quem passava.

Os carros(e não eram poucos) que vinham na referida estrada tinham que se desviar do homem tendo inclusivé que invadir a faixa de sentido contrário.

Ao passarmos pelo senhor e ao ver aquele cenário gritei ao homem:”oh amigo não se mexa daí que está aí mesmo bem!”

Qual não é o nosso espanto quando o homem muito admirado aponta para o chão e identifica um rasgo que a referida estrada tem mesmo no meio como que a querer dizer:”Eu estou aqui bem pois estou no passeio!Não estão a ver a marca?”

Foi a risota geral da matilha perante a explicação dada pelo homem para estar mesmo no meio da estrada!

Das duas uma:
Ou estava com os copos(não parecia!) ou então sofre de Alzheimer e não sabe!

O que é certo é que ele não se mexeu!(a esta hora ou já de lá saiu ou então está numa cama do hospital ou na esquadra da policia!)

Venha a volta São Martinho 2012!!

Saudações betetistas.
Cão Guia

1 comentário:

Brites disse...

Excelente reportagem! Este Cão Guia está cada vez melhor nas reportagens.
Um abraço desde Milão.
Ass: Cão Repórter (quase no desemprego)