terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Reportagem Passeio BTT Guide Sunday Christmas 2014 - 2ª Parte

Após 45 minutos parados para almoço, abrigados do vento que se fazia sentir na rua, com a barriga cheia e sabendo que ainda nos esperavam 40kms de regresso a Torres Novas, ninguém tinha vontadinha nenhuma de se meter de novo em cima da bicicleta...

As reclamações eram mais que muitas: "Oh João, para o ano marca a volta a acabar aqui no Restaurante...", "Não me apetece nada...", "Está um frio do caneco...", "Isto agora ia bem era uma cartada à lareira..."

Mas não havia volta a dar... Tinhamos mesmo de nos meter a caminho...

Para o Pai Natal, a volta acabava ali.. O Pedro sentia que estava a limitar o andamento do grupo e não queria sentir-se um fardo, como tal, optou por voltar por asfalto ao ponto de partida.

O recomeço seria feito durante vários kms em terreno plano, o que permitiu "aquecer" parcialmente as pernas... O problema é que além das pernas estarem frias e pesadas, a barriga também estava... O pudim de ovo andava às voltas no estômago e parecia que queria saltar boca fora...

Felimente que os primeiros kms eram planos... Mas para trás iam ficando algumas subidas que ameaçavam subir a Serra de forma abrupta... Quem conhece o Guia, sabe que ele escolhe sempre a opção de subida mais dura que existir, mas imbuido do espirito Natalicio e reconhecendo a exigência da volta no seu todo, desta vez o Guia escolheu a subida mais "suave", sendo que a "suavidade" da subida foi suficiente para rebentar com as poucas pernas que alguns elementos tinham...

O Bierinha só queria chegar à Fórnea... A namorada estava à espera dele para o levar de volta a Torres Novas... Mas o Guia insistiu que o melhor caminho para chegar à Fórnea e o mais perto era seguir a volta, que iria passar precisamente na Fórnea... A muito custo, mas o Bierinha lá subiu a Serra toda até à Pedreira... E chegou ao topo antes de muita gente...

O Sol estava já na fase descendente, a temperatura descia e a paisagem ficava cada vez mais espetacular...

A paisagem que se avistava fazia imaginar possiveis caminhos por desbravar e conhecer... Quem sabe no próximo ano...

Chegados à Pedreira a paisagem que se avistava  era avassaladora... Mais um momento para disparar umas fotos...Era bom que no próximo ano, o Guia decidisse atacar aquele moinho no cimo da montanha...

Após chegada do Cão Picas (último elemento a chegar à Pedreira), retomamos a volta, subimos, viramos à direita no cruzamento, pedalamos 200mts e... Nova paragem... O Cão Picas tinha ficado para trás...

Espera, Telefone, volta atrás, espera, telefone, nada... Picas nem sinal dele... Foram 20 minutos até conseguir entrar em contacto com ele e perceber que se tinha perdido e já estava a caminho do ponto de partida sozinho...

O grupo entretanto tinha arrefecido... O sol já quase se tinha escondido e a aragem fresca que se fazia sentir, arrefeceu por completo as pernas...

A partir dali foi descer até à Fórnea, para gáudio do Bierinha, que estava ansioso por chegar ao ponto de encontro com a namorada e assim poder regressar a casa mais cedo...

A descida começou em estradão com bom piso e a alta velocidade. Subitamente entrou em Single-Track, proporcionadno mais um momento de puro divertimento a quem gosta de descer rápido...

O filme da descida:

No final da descida mais uma paragem. O Bierinha demorava a dar sinal de vida. Tinha ficado para trás a atender uma chamada da namorada.

Quando chegou vinha exaltado... Nunca o tinha visto tão escamado com o Guia... Ou seria o Guia que estava exaltado com ele? Acho que era um bocadinho dos dois...

Nunca tinha visto padrinho e afilhado tão desavindos... :-):-):-)

O motivo era simples, o Bierinha tinha combinado com a namorada encontrar-se na Fórnea... Só que a namorada estava na parte de baixo da Fórnea e nós estavamos na parte de cima da Fórnea... De um ponto ao outro ainda são vários kms de distância...

O Bierinha acabou por ficar em Chão de Pias à espera que a namorada o viesse buscar...

O Grupo estava assim reduzido a 17 elementos... E o melhor da volta ainda estava para vir...

A caminho da Fórnea...

A chegar à Fórnea...

A Fórnea...

E Logo depois da Fórnea, o tão aguardado momento...

A Encosta de Alvados, mais conhecida no grupo pelo "Single-Track do Precipicio..."

Para alguns elementos foi uma repetição do ano passado, para outros, foi uma novidade... Uma coisa é certa, ninguém fica indiferente a um local destes... Seja pela grandeza do local, seja pela paisagem, seja pela adrenalina ou pelas vertigens que causa (em alguns elementos), niguém consegue ficar indiferente... Impressiona mesmo...

No final a opinião variava entre o "ESPETACULAR", "ADOREI", "FANTÁSTICO", "ISTO É ESPETACULAR, MAS MUITO PERIGOSO", "TENHO VERTIGNES...", "SÓ CONSIGO OLHAR PARA A FRENTE"...

Eu digo simplesmente: "ES-PE-TA-CU-LAR!!!" Até deu para tirar fotos em andamento...

A paisagem que ficava para trás...

Os elementos mais lentos...

O Rei da Pedra...

A partir daqui a volta resumia-se a regressar ao ponto de partida... Mas sempre a alta velocidade... Não fosse o percurso com declive descendente a partir daqui...

Tinhamos chegado novamente a civilização, mais concretamente a uma aldeia próxima da Serra de Santo António, chamada Telhados Grandes e alguém avisava que alguns elementos tinham ficado para trás...

Apesar da tendência descendente, para descer também é preciso pedalar e alguns elementos acusavam já o cansaço das muitas horas em cima da bicicleta. As ditas "bombas" começavam a sair das mochilas e dos bolos das jerseys...

Ao mesmo tempo o sol recolhia aos seus aposentos e dispunhamos agora de pouco mais que 10/15min para percorrer os cerca de 10 kms de trilhos que completavam o Passeio de Natal do Cão Guia... Os ultimos kms foram já realizados com algumas luzes acesas e quando chegamos ao Covão de Feto era já de noite... Aqui chegados, aproveitamos para um rápido Pit Stop para montar luzes e para um último abastecimento sólido...

À saida de Covão de Feto uma última subida em asfalto, acusava o cansaço das pernas, mas felizmente até Moitas Venda onde nos aguardava o Cão Guia e alguns restantes elementos, foi sempre a descer... Tendência que se manteve até Liteiros, onde chegamos às 18h com 90kms nas pernas, 2000 metros de desnivel acumulado, cerca de 10 horas depois de partirmos....

Mais um excelente passeio de Natal do Cão Guia. Uma tradição sem a qual já ninguém dispensa. É sem dúvida um passeio diferenete, Para além do espirito Natalicio, é um passeio de Inverno, com pouca luz diurna, onde se juntam elementos e simpatizantes do BTT Almonda, mas acima de tudo, um momento para estarmos com os nosso amigos, com quem partilhamos muitas horas da nossa vida ao longo do ano. Isto só é possivel graças ao trabalho do João Gonçalves que continua a dedicar muitas horas do seu tempo pessoal e inclusivé férias, para organizar (sim, porque isto dá trabalho), para descobrir novos caminhos e proporcionar momentos únicos de BTT e de amizade aos seus amigos...

Ao João Gonçalves o meu MUITO OBRIGADO... E um pedido... Que continue com eta tradição e que continue a proporcionar ao BTT Almonda estes momentos por muitos e bons anos... Nós sabemos que é duro, que é dificil, mas também sabemos que o fazes com gosto... Como tal... Contamos contigo para o ano...

Mas a reportagem ainda não acabou... E o dia também não...

Depois de um banho revigorante no Estádio Municipal, seguiu-se o também já tradicional Jantar de Natal na Sede Oficial do BTT Almonda, a Quinta do Vale Pequeno na Lamarosa...

A ementa era composta pelo também já famoso Bacalhau com Batatas a Murro, regado com o fantástico Azeite Virgem e Vinho Tinto da Quinta do Engenheiro, precedido de uma bela Sopa de Nabiças, também estas de origem biológica...

Lamento, mas já não fui a tempo de tirar fotos ao bacalhau... Mas garanto que estava delicioso...

E por aqui me fico...

ATÉ PARA O ANO...

Ass:Cão Repórter aka Alfacinha ou conhecido pelos Trinca-Pedras por Trinca-Tudo

FOTOS E VIDEOS DO PASSEIO: CLICAR AQUI!!!