terça-feira, 16 de outubro de 2012

BTT Almonda e Trinca Pedras a caminho de Seia

O objectivo principal deste passeio era fazer o Trilho dos Cornos do Diabo em plena Serra da Estrela, mais propriamente nas proximidades de uma pequena povoação chamada Nossa Senhora do Desterro a cerca de 6km de Seia.

Tal como já vem sido habitual nestas voltas, estiveram presentes os dois grupos de BTT com os quais pedalo semanalmente: o BTT Almonda e os Trinca-Pedras. Desta vez os Trincas estiveram representados apenas por 4 elementos, mas muito bem representados pelo irmãos Pirex, Rui Tavares e por mim próprio...
Do lado do BTT Almonda estiveram presentes:
Cão Guia
Cão Picas
Cão Joli
Cão Doping
Cão Anjo
Cão Pédia
Cão Etíope

A viagem para Seia estava marcada para sexta-feira dia 21 de Setembro a partir de Torres Novas na Auto-Caravana do Roque (Cão Etíope), viajando os irmãos Pirex sozinhos, Marchão sozinho e os Marretas no carro do Anjo.

As bicicletas já alinhadas no Reboque oficial do BTT Almonda...

Sem rodas de fora... :-)

E assim foi... Iniciamos a viagem por volta das 19h30m e até Alpedrinha aproveitamos para relembrar as regras e truques do jogo da Sueca, já que apenas o João Gonçalves joga regularmente este jogo de cartas. Eu, o Rui e o Padre estavamos tão enferrujados que a expressão mais usada pelo João Gonçalves foi: "Epah, já tinha jogado muita vez à Sueca, mas nunca tinha jogado contra 3!" Isto a propósito do Padre jogar tão mal, tão mal, tão mal... Como dizia o João: "O Padre consegue jogar tão mal, que até o Zé Luis joga melhor..". E olhem que não é fácil... :-)

Chegados a Alpedrinha, saímos da A23 para fazermos um desvio até à barragem da Marateca, onde iriamos preparar o churrasco para o jantar...

Depois de jantar e a lavar a louça em plena barragem, demos conta que um dos copos de plástico se tinha afastado dentro de água e estava já fora do nosso alcance. Dissemos uns para os outros: Parece que o Roque vai ficar sem um dos copos do seu serviço de loiça de porce...plástico!!!

Nesse preciso momento,olhamos para a AutoCarvana e vemos o Roque a sair todo nú, preparado para um banho na barragem... Conclusão: O copo estava a salvo!!! :-)

O Rui e o Padre não quiseram ficar atrás e juntaram-se ao Roque na banhoca nocturna... Parecia uma cena retirada do filme American Pie, mas protagonizada por "cotas" que se julgam uns miúdos com pouco mais de 20 anos... :-)

Esta façanha do Rui, mereceu da parte do Roque o epiteto de "Ruizana", nome que o acompanhou até ao fim desta aventura na Serra da Estrela...

Quando nos preparavamos para reiniciar viagem, demos conta dos milhares de mosquitos que tinham entrado na AutoCaravana, atraidos pela luz e pelo cheiro a Chouriço... Imaginem as cenas do Roque ao tentar enxotar os mosquitos para fora da AutoCaravana... Só visto...

Já passava da meia noite quando partimos em direcção à Serra da Estrela e segundo o Roque o objectivo era parar em plena Torre para apreciar a paisagem. Pensamos para nós próprios: Hoje não chegamos a Seia antes das 3h da amanhã... :-)

Ao passar pela Covilhã, procuramos um café e acabamos por estacionar a AutoCaravana em pleno centro da cidade, mesmo debaixo do nariz da policia, que ficou a olhar para a AutoCaravana com um ar de interrogação do tipo: "Donde é que sairam estes malucos?" Ainda por cima, o Roque foi pedir para que dessem uma olhadela pelas bicicletas enquanto procurávamos um café ali por perto.

Ao sair da AutoCaravana demos conta dos mosquitos que saiam pela escotilha, indo atras do clarão provocado por um painel publicitário que se encontrava ali ao lado. Parecia uma nuvem de vapor a sair de dentro da AutoCaravana.

Depois de bebermos um cafézinho seguimos viagem com destino à Torre da Serra da Estrela. Sem dúvida um perspectiva diferente da Serra, coberta não por neve mas pela escuridão da noite. Espetacular...

Chegados à Torre, saimos todos para fazer um reconhecimento pelo local. Estava um frio de rachar mas a paisagem convencia qualquer um a sair e poder apreciar a beleza impar daquele local, sem a habitual azáfama e correria de turistas domingueiros, que se dirigem ao ponto mais alto de Portugal Continental.

A lamentar o facto do Centro Comercial da Torres estar fechado e assim não podermos comprar Regueifa para o dia seguinte... :-)

As fotos da praxe:

O fotógrafo... (Faltou a bicicleta do Engenheiro e o iPhone do Marchão...)

A temperatura estava mesmo muito baixa, pelo que, desprovidos de casacos, o João Gonçalves e o Padre, encontraram uma forma original de se protegerem do frio:

O Fundão visto da Torre à Noite...

O frio apertava...

No regresso à Auto-Caravana ainda consegui assustar os restantes elementos, quando me escondi no escuro e atirando uma pedra a uma placa de transito da rotunda, provoquei um enorme estrondo e quase provoquei uma sincope cardiaca ao Roque e ao "Ruizana"...

A partir daqui foi sempre a descer até Seia. Quando chegamos à Aldeia do Sabugueiro, o cheiro a Ferodo dos travões era insuportável. Comecei a achar que a qualquer momento a AutoCaravana ia perder os travões e que saiamos disparados na primeira curva. Mas não.. Lá chegamos sãos e salvos a Seia onde nos esperavam os irmãos Pirex e os 3 Marretas do BTT Almonda. Escusado será dizer que o ambiente estava muito alegre e que as risadas eram constantes...

Depois da habitual troca de galhardetes, lá fomos tentar dormir alguma coisa. Demorou algum tempo até que todos se acomodassem na Auto-Caravana. Eram sete a dormir na AutoCaravana, dado que os irmãos Pirex se juntaram ao BTT Almonda, pelo que, as risadas, piadas, e parvoices proferidas eram uma constante....

Olha a censura...

A cama dos Irmãos Pirex... Pode não parecer mas o Pirex está por trás do João!!!

Uh lá lá!!! A minha parelha... :-)

Eram cerca de 3 da manhã quando a AutoCaravana começou a sossegar, mas o barulho proveniente da cama do Padre e do Ruizana era ensurdecedora... Foi dificil conseguir acalmar os ânimos do pessoal que estava nas camas adjacentes até conseguirmos adormecer.

Às 08h00m os alarmes dos telemóveis começaram a sinalizar a alvorada em Seia... Era o inicio oficial da aventura do "Trilho dos Cornos do Diabo"...

Ass: Cão Repórter Trinca-Tudo!!!