quinta-feira, 23 de setembro de 2010

24h BTT Lisboa 2010 - Estádio Nacional - Jamor

Olá pessoal,

Tal como sabem, este ano o BTT Almonda voltou a participar nas 24h de BTT de Lisboa com ligeiras alterações na equipa que representou o Grupo e a RHC Motos e Bikes...

Assim, em lugar da habitual equipa constituida pelo Cão Guia, Cão Joli, Cão Picas e Cão Repórter, fizemos uma troca do Cão Picas pelo Cão Dutor...

Não, não fiquem a pensar que expulsamos o Cão Picas da equipa em prol do Cão Dutor... A verdadeira razão para a ausência do Cão Picas, foi a deslocação do mesmo a um evento de trabalho em Dublin na Irlanda...

Mas o BTT Almonda esteve bem representado e o 38º lugar alcançado não se ficou a dever a uma fraca prestação do Cão Dutor ou de qualquer outro elemento do BTT Almonda... Mas sim à preguiça geral dos elementos da matilha... LOL...

Para além da equipa 4-036 - BTT Almonda, O BTT Almonda esteve representado pelo Cão H1N1 e pelo Cão LuLu que participaram a solo nestas 24h de BTT de Lisboa...

O acampamento RHC Motos estaria ainda completo com a Rita e com dois companheiros ex-clientes de motos do Henrique, que participavam nas 12h a solo deste ano...

Ao contrário de organizações anteriores das 24h de BTT de Lisboa, este ano a Escola Aventura ficou muito aquém das expectativas, mas tendo em conta que este tema já foi amplemente discutido em Forums BTT, bem como em conversas que mantivemos, nem vale a pena bater mais no ceguinho...

Ainda estavamos nós nos preparativos do material e em pleno acampamento RHC quando a Directora de Prova Ana Teles se aproximou de nós, me reconheceu e cumprimentou... Nem tive tempo de falar com ela e já o Henrique a estava a desancar pela confusão instalada no suposto acampamento das 24h, pela desorganização, pelo preço de inscrição sem retorno para as equipas e respectivos elementos... Enfim... Uma verdadeira confusão de carros, biciceltas, tendas, material de apoio... Que cena indescritivel...

Quanto à prova e tal como nos anos anteriores, o Cão Repórter abriu as hostilidades às 12h de sábado dia 18... Este ano a partida das 24h de BTT de Lisboa teve um inicio do tipo das 24h de Le Mans, em que os pilotos tiveram de correr até às máquinas... Neste caso, até às bicicletas... No meu caso... Fui a andar calmamente... LOL...

O percurso percorria alguns trilhos do Vale do Jamor, numa distância total de 12kms. Sem dúvida alguma um percurso muito bonito e claro, muito técnico, bem ao gosto da Trek do Cão Repórter...

Na primeira volta foi a habitual confusão, com paragem e desmonta em tudo o que era trilho a subir ou mais estreito... Acabei por fazer um tempo miserável de 47 minutos... Mas logo na 2ª volta, dei o máximo que podia e consegui reduzir para 41 minutos...

Logo de seguida entrou em campo o Cão Dutor, tendo realizado um tempo excelente de 41 minutos, deixando a equipa no 31º lugar da geral de equipas de 4 elementos...

Depois do Cão Dutor, entrou em cena o Cão Joli e como já todos sabem, os terrenos técnicos não são propriamente a sua casa e o melhor tempo que realizou nas duas primeiras voltas, foi de 45 minutos...

O Cão Guia seria o último elemento a entrar em prova e o primeiro a ter problemas técnicos... Um problema com o desviador traseiro levou-o a terminar a primeira volta com um tempo de 1h10m, dado que as mudanças funcionaram em Single-Speed o tempo todo...

A avaria do Cão Guia fez com que eu tivesse de voltar a pedalar mais cedo... Logo na minha primeira volta consegui melhorar o meu tempo por volta e fazer a melhor volta da equipa durante as 24h deste ano com 40 minutos... Nada de mais, quando comparado com a melhor volta realizada em 28 minutos por um dos participantes destas 24 horas de BTT...

O tempo foi passando e as voltas foram acumulando... Por volta das 20h e já noite fechada, estava o Cão Dutor a pedalar, quando Cão Guia, Cão Joli e o Cão Repórter decidiram ir jantar... Lá fomos à procura da comida... Mas nem sinal da comida, nem de restaurante, nem de tenda, nem de nada...

Páginas tantas, lá vimos outros participantes com pratos de comida na mão... Ficamos um pouco intrigados sem percebermos muito bem de onde vinham... Depois de perguntarmos a outro dos participantes que vagueava por ali com um prato de comida pela mão, lá nos indicou que a "Pasta Party" estava localizada mais ao fundo, no meio do arvoredo, que não tinha mesas para comermos e que não tinha qualquer iluminação...

No inicio pensamos tratar-se de uma brincadeira, mas quando lá chegamos constatamos que era mesmo verdade... SURREAL... Não queria acreditar... Uma tenda... Com uma carrinha lá dentro... Sem chão (O chão era a folhagem das árvores)... Sem iluminação... Alguns tabuleiros de esparguete e a suposta Bolonhesa, em regime de Self-Service... Lá nos fomos servindo... Tentando resgatar o que restava da suposta Bolonhesa... Ou molho Bolonhesa...

A certo momento e após tantas bocas e piadas sobre a suposta bolonhesa, fomos informados que afinal se tratava de Tofu... OK... Melhorou... LOL...

Depois do jantar regressamos ao acampamento, para ouvir a Ana Teles (Directora de Prova), dizer que as Casas de Banho ali ao lado estavam fechadas, mas que as outras situadas a 1km de distância sed mantinham abertas toda a noite... Quanto aos banhos, só até às 00h00m... Depois disso, quem quisesse tomar banho, tinha de aguentar com o cheiro... Enfim, sem comentários...

Mas nem este percalços fizeram desanimar a equipa e lá rolavamos nós no 31º lugar... Nada mau, mas nada de especial... A nossa esperança era que tal como nas edições anteriores, durante a noite as outras equipas quebrassem e assim a nossa equipa conseguisse subir na tabela de classificação...

Na minha primeira volta nocturna e com as luzes Magic Shine, consegui realizar um tempo excelente de 44 minutos e estava já na 2ª volta nocturna a preparar-me para reduzir para cerca de 40 minutos quando furei o pneu... O Cão Dutor entrou logo de seguida para me substituir, tendo eu logo ali perdido cerca de 15 minutos...

Mesmo de noite, o Cão Dutor pedalou entre os 48min e os 49 min, ao contrário do Cão Joli, que pedalou dentro de 1h06min e 1h03m...

Escusado será dizer que durante a noite começou o avacalhanço total... Quando o Cão Dutor chegou das suas duas voltas nocturnas, o Joli ainda estava no acampamento, em lugar de estar no ponto de entrada no circuito... LOL...

Quando o Guia chegou das suas voltas nocturnas nem queria acreditar no que via... Alguns elementos estranhos ao acampamento tinham usurpado o computador do Henrique e estavam a assistir a uma sessão de cinema digna do velhinho Olympia nos Restauradores...

Durante a noite os tempos foram piorando e a vontade de pedalar foi começando a ser ultrapassada pela vontade de descansar e dormir...

Pela manhã, o Cão Guia acompanhado do Cão H1N1 e da Cão LuLu, foram ver o "Nascer do Pôr-do-Sol", tendo aproveitado para observar o nascer do sol numa plateia especial, localizada por cima da Piscina do Estádio Nacional e com uma vista soberba sobre o Rio Tejo e a Margem Sul...

Já de manhã e quando eu completava a minha 6ª volta, fui convidado a arrumar as botas e ir tomar banho com a restante matilha...

Quanto à Cão Lulu, estava com 8 voltas completas e caso realizasse mais uma voltinha, poderia terminar estas 24h no pódio... E aí vai ela... Mais uma moeda, mais um voltinha... Terminou esta primeira participação com 9 voltas completas ao percurso: 108kms e 2430 metros de desnivel acumulado... Fácil??? Só para quem não esteve lá...

Quanto ao Cão H1N1 surpreendia tudo e todos, tendo realizado 15 voltas ao percurso, totalizando 180kms e 4050 metros de desnivel acumulado... HAJA PERNAS... Ganda maluco... Para um gajo que só queria motas... Vejam bem... O homem só dizia... Vou fazer só mais uma... Se o deixassem, a esta hora ainda lá andava às voltas...

Às 13h terminava esta edição das 24 de BTT Lisboa de 2010, com nota negativa para a organização e uma nota positiva par aa participação do BTT Almonda...

Após a entrega dos prémios em que o BTT Almonda esteve representado pela Cão Lulu, rumamos em direção a Negrais para a melhor parte das 24h... O Leitão...

Aqui fica uma foto do bicho... Ou do que resta dele...

Em resumo, foi um fim de semana muito bem passado, na companhia de amigos e a fazer aquilo que mais gostamos... Andar de bicicleta...

Ficou também deliberado que iremos boicotar as 24h de BTT de Lisboa do próximo ano e em lugar de Lisboa, estaremos novamente presentes em Coruche em 2011... a ver se é desta que a equipa fantasma aparece...