quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Passeio do Engenheiro Enólogo

Preâmbulo
O objectivo deste Post, é publicar o mail que o dignissimo Cão-Guia me enviou no dia 15 de Outubro de 2007, após o passeio do Engº Enólogo. Gostaria de salientar que não tenho qualquer responsabilidade pelas declarações aqui publicadas, devendo qualquer reclamação ser dirigida ao Exmº Sr. Cão Guia.
O horário de atendimento para reclamações é todos os domingos entre as 09h00m e as 12h30m, no decorrer da volta BTT domingueira... O Cão-guia pode ser encontrado na frente do pelotão de BeTeTistas (gajos que vestem roupa de licra com uma ar amaricado) ou então na cauda do pelotão quando quer praxar os mais incautos.

O Mail
From: João Gonçalves [mailto:Joao.goncalves@xpto.pt]
Sent: segunda-feira, 15 de Outubro de 2007 14:52
To: Brites, Luis
Cc: carlos.marchao@xpto.com;pedro.falcao@xpto.pt;msilva@xpto.com;Antonio.Prata@xpto.pt
Subject: PASSEIO DO ENGENHEIRO ENÓLOGO

Caro Luís.

Como ontem não pudeste estar presente no passeio do"Engenheiro Enólogo" venho pelo presente fazer-te uma discrição sumária dos acontecimentos mais relevantes ocorridos no dia de ontem.

Não vou falar sobre o passeio, porque o que aconteceu ontem é o que costuma acontecer sempre!!!!

Para além das avarias mecânicas, de modo a que o cão reparador possa brilhar nas assistências(embora ontem não tenha brilhado a 100% devido a factores imponderáveis), resumo a volta a uma frase que caracteriza a banda de música da Mata:

"Tocam bem, mas param muito".

Face aos factos ocorridos, decidi caracterizar individualmente o comportamento de cada um dos elementos do grupo habitual:

MOREIRA
O mais relevante da actuação deste companheiro ocorreu no final do passeio quando começou a tentar dialogar com uns porcos Pata Negra que o Engenheiro possuí. A atracção entre os animais foi tão intensa que a determinada altura o bom do Moreira tentou tocar nos ditos companheiros, só que não sabia que uns fios de cor alaranjada colocados junto á cerca correspondiam a uma cerca eléctrica. Face a esta situação o bom do Moreira começou a saltar e a gritar que tinha apanhado um choque!!!

Escusado será dizer que foi a gargalhada geral, porcos incluídos(e fartos de saber o que é uma cerca eléctrica)

PEDRO FALCÃO
Quando começou o almoço(Sardinhas assadas, para meu desgosto!!!) comecei a ouvir um som estranho tipo ("Pock!!!!), o que me levou a pensar que seria um pássaro da família do pica-pau, visto que estávamos numa quinta e ao ar livre.

O dito som(Pock!!) começou-se a ouvir com bastante frequência, pelo que decidi averiguar se algo de estranho se estava a passar!!!

Após várias diligências descobri que era o som do Pedro Falcão a abrir garrafas de um vinho branco tipo espumante(que era realmente muito bom!!!) oferecido pelo Engenheiro(já deve estar mais que arrependido face ao rombo que a garrafeira sofreu)!!!

Não me vou alongar mais sobre o comportamento deste companheiro, porque o seu estado a partir de uma determinada altura(5 minutos após ter aberto a vigésima garrafa), entrou em estado de vegetação!!!

CARLOS MARCHÃO
Este companheiro de armas(na passada 3ª feira comemos pelos dois 60 sardinhas!!!), a partir de determinada altura do almoço, começou a arrastar a voz e a repetir as frases, o que indicia que o seu estado sóbrio tinha entrado em declínio.~

Para compor o ramalhete começou a fumar e a dizer que o seu sonho era viver num lagar de azeite, visto que lhe trazia recordações de infância!!!!

Tornou-se tão chato, mas tão chato, que o engenheiro teve que ir mostrar a todo o grupo(aos sóbrios e aos não sóbrios) um lagar de azeite que possui lá na quinta!!!

Não sei se chegou vivo ou morto aos Riachos, mais propriamente ao Casal da Tocha, mas tenho a certeza de quando lá chegou deveria ter os sacos do Intermarché á porta.

PAULO (mais conhecido pelo Feridas Permanente).
O que fez de mais relevante(para tristeza do grupo) foi conseguir acabar o passeio sem ter caído, o que nos dias de hoje é um feito assinalável!!!!

Durante o almoço comportou-se de forma usual, ou seja acabou bêbado!!!!!

Quem acabou por o vir a aturar deve ter sido o Tó Pratas, visto que não quis vir comigo(ainda bem!!).

ROQUE
Este "Cromo" tem andado arredado do grupo, mas deve-lhe ter dado o cheiro que havia almoço á borla, e então mandou-me uma mensagem no sábado á noite a perguntar se havia volta no domingo!!

Escusado será dizer que quando lhe disse que havia almoço oferecido, disponibilizou-se de imediato para ir, pese embora com algumas condições que passo a descrever:

1. Tinham que o ir buscar a casa visto não ter transporte(não sei se sabes mas o Roque possuí um stand de carros usados, o que justifica a ausência de transporte próprio).

2. Tinham que lhe dar durante o passeio abastecimento líquido e sólido(Esgotou-me a minha água e cravou para aí umas 4 barras ao pessoal do grupo que veio de Tomar!!)

3. Tinham que lhe assegurar a manutenção da sua bicicleta(se é que se pode chamar assim) durante o passeio(O Tó pratas teve que lhe apertar os travões de disco!!!).

4. Durante o almoço oferecido não iria levantar o cú da cadeira, visto que estaria cansado, pelo que deveria ser servido pelos outros membros do grupo(calhou-me a mim, pese embora tenha passado o almoço a roubar sardinhas do parceiro do lado que era o Paulo Kedas).

Não sei o que este companheiro tem de especial, mas o certo é que todas as suas exigência foram cumpridas!!!

O seu estado no final do almoço aparentava ser normal, pese embora tenha levado para casa 6 garrafas de espumante, que alegadamente seriam para a família(cá para mim bebeu-as pelo caminho)!!!

TÓ PRATAS
Para além do trabalho mecânico efectuado(nada comparado ao da semana passada) e ao facto de ter ido almoçar com o Pai, o que de mais relevante fez foi trazer já no final do almoço uma garrafa de uma líquido amarelo que se bebe com gelo, de modo a acabar com as dúvidas sobre que estava ainda num estado sóbrio.

Por falar nisso, alguém sabe onde está a garrafa???

QUIM
Este companheiro foi visto á partida e ninguém sabe se já chegou á casa!!!

Se alguém tiver notícias é favor transmitir ao grupo!!!

Resta falar de mim, mas sinceramente não tenho grande vontade!!
É que ainda não recuperei do esforço que tive de fazer para aturar tanta bebedeira junta, com destaque para o Marchão e para o Pedro Falcão que me tentou destruir o carro durante o trajecto da Lamarosa até Torres Novas.

Só para imaginares este artista veio da Lamarosa até Torres Novas a atirar pedras(roubadas da quinta do engenheiro) aos sinais de transito colocados na berma da estrada.

O que vale é que onde havia 1 sinal ele via 3, motivo pelo qual ainda acertou em alguns.

Não vou ter tempo para mais, visto que a minha vida não é esta, acabando esta mensagem dizendo-te que perdeste uma dia de convívio espectacular, com muito vinho á mistura.
P.S..

Vê lá se explicas ao Moreira o que é uma cerca eléctrica!!!!

João Gonçalves.

2 comentários:

Fábio Silva disse...

brites dix ai ao joao gonçalves que tbm ja devia de estar bebado, ke eskexeu-se de falar do fabio e do jose luis ke tbm estiveram presentes mas estavam xobrius . . .
nao a nada a diser . . .


ass: jose luis

Brites disse...

OK Zé, tá combinado!

Vou apresentar a tua reclamação ao João Gonçalves...

Abraço.

Ass: Cão-Repórter (Brites)