A Serra da Freita é um ponto alto de Portugal Continental, com 1.085 metros de altitude máxima (pico de São Pedro Velho, localizado na freguesia de Albergaria da Serra).
Está disposta na orientação noroeste-sudeste e estende-se pela freguesia de Albergaria da Serra, no extremo sudeste do concelho de Arouca, pelas freguesias de Manhouce e de Valadares, na ponta oeste do concelho de São Pedro do Sul e pelas freguesias de Arões e de Cepelos no extremo nordeste do concelho de Vale de Cambra.
Dois dos seus atractivos naturais são a queda de água da Frecha da Mizarela e as Pedras Parideiras.
Foi com esta expetativa que quatro elementos do grupo BTT Almonda(Guia;Reporter;Etiope e Pédia) se juntaram ao nosso grupo amigo Trinca Pedras que se fez representar com 10 elementos para a realização de mais um volta de exploração das belezas naturais do nosso país…
O Cão Etíope e o Cão Pédia foram na véspera juntando-se a alguns membros dos Trinca Pedras em Albergaria tendo pernoitado na casa do Hugo, nosso anfitrião para o jantar de sábado.
Eu e o Brites fomos no sábado de manha(ás 06H30M) até ao ponto de encontro/partida em São Pedro do Sul.
O tempo estava encoberto, pese embora as previsões de sol, mas desconfiamos logo que seria por pouco tempo…..
Os preparativos para a partida.....
O tempo estava encoberto, pese embora as previsões de sol, mas desconfiamos logo que seria por pouco tempo…..
Os preparativos para a partida.....
Demos inicio ao passeio com as habituais confusões dos GPS(eram 5!!) e mesmo assim não se entenderam ao longo de todo o passeio sendo de referir que o do Cão Pédia foi claramente o mais destabilizador..!!(Aconselho no futuro a não fornecerem o Trek ao pédia..!).
Logo para começar enfrentamos uma subida em asfalto que aqueceu logo todo o grupo….
As paisagens eram magníficas a fazer lembrar a serra da estrela com pequenas aldeias esquecidas ao longo de todo o passeio….
As subidas estiveram sempre presentes ao longo de todo o trajeto, algumas das quais só feitas á pé, mas que eram recompensadas pela beleza natural destas paisagens.
Aqui ficam várias fotos do passeio que comprovam melhor do que as minhas palavras toda a beleza desta região….
Para termos o privilégio de observar estas magníficas paisagens tivemos que subir e muito pela serra acima tendo atingido no final da volta o total DE ACUMULADO DE 2.300 METROS em 85 km….!!!
Aqui ficam as fotos do sofrimento……
No cimo de uma das montanhas......
O Etíope não está a fazer aquilo que parece…..
Estava apenas a beber o seu habitual leite com chocolate fora de validade e a trincar uma sandocha de chouriço e morcela do dia anterior…..
A Seven no cimo da montanha……
A Trek…..
Após várias subidas chegamos finalmente até á queda de água da Frecha da Mizarela que era um dos pontos altos do passeio….
Se há duvidas da beleza destas paisagens aqui ficam mais umas fotos de locais onde passamos.....
A Trek…..
Após várias subidas chegamos finalmente até á queda de água da Frecha da Mizarela que era um dos pontos altos do passeio….
Se há duvidas da beleza destas paisagens aqui ficam mais umas fotos de locais onde passamos.....
Já com alguns dos membros do grupo a dar os primeiros sinais de cansaço ainda tivemos que subir e muito até atingirmos o caminho que nos levava de volta até São Pedro do Sul com a agravante de que o sol se estava a pôr rapidamente correndo o risco de chegar já de noite….
Finalmente atingimos o ponto mais alto tendo efetuado a descida mais espetacular que já fiz até hoje…
Foram cerca de 10Km sempre a descer numa estrada bastante sinuosa com curva e contra curva digna de uma das etapas da volta á França que vemos na televisão….
Simplesmente delicioso…
Chegamos finalmente a São Pedro de Sul já de noite(para não fugir á tradição), onde tomamos os merecidos banhos nos Bombeiros locais…
Depois rumamos até Albergaria para casa do Hugo onde degustamos dois deliciosos leitões trinchados pela Cão Pédia(só podia ser) e pelo Pirex acompanhados por um espumante da região….
O Cão Pédia no comando das operações..
Assim se cumpriu mais um espetacular passeio com a marca Tringa-Almondogas em quem ficou em casa não sabe o que perdeu..
Resta-me agradecer a companhia dos Trinca-Pedras e dos 3 bravos membros do BTT Almonda que me acompanharam em mais esta aventura.
Saudações betetistas.
Cão Guia.